voltar  
 

ESCOTEIRO

NOVIÇO

1.1 Fraternidade Escoteira
a) Conhecer a História da vida de Baden-Powell;
b) Fazer a saudação, dizer o lema, dar o aperto de mão, conhecendo o seu significado;
c) Entrar em forma obedecendo aos sinais manuais;
d) Conhecer a organização do Escotismo em Nível Local;
e) Conhecer a estrutura de uma Tropa Escoteira;
f) Conhecer o uniforme ou o traje e os distintivos do Ramo Escoteiro.

1.2 Segurança
a) Conhecer e aplicar as regras de segurança em casa, na sede, na rua e numa excursão;
b) Conhecer e aplicar os cuidados de higiene pessoal;

1.3 Comunidade
a) Saber cantar sozinho ou em coro o Hino Nacional;
b) Saber preparar, hastear e arriar a Bandeira Nacional;
c) Conhecer o significado de Economia.

1.4 Ar Livre
a) Conhecer a indumentária e o equipamento necessário para uma excursão e um acampamento sabendo arrumá-lo em uma mochila;
b) Saber distinguir o que seja acampamento, acantonamento, bivaque, jornada e excursões.

1.5 Técnicas Escoteiras
a) Saber fazer os nós direito, escota, escota alceado e correr, conhecendo sua utilização;
b) Conhecer as funções dos membros da patrulha na sede e no campo.

1.6 Comunicação
a) Apresentar, ao mesmo tempo para seus pais e chefe de Tropa, a história de seu Grupo Escoteiro e a estrutura de sua Tropa Escoteira.

1.7 Valores
a) Ter consciência do que são valores;
b) Conhecer, interpretar e aplicar o conteúdo da Lei e da Promessa Escoteira;
c) Conhecer os princípios básicos de sua religião.

PRIMEIRA CLASSE

3.1 Fraternidade Escoteira
a) Conhecer a história do Escotismo;
b) Saber o que são Jamborees e onde já foram realizados;
c) Conhecer a estrutura do Escotismo Mundail;
d) Ter participado de 3 atividades com outros Grupos Escoteiros e/ou regionais e/ou nacionais e/ou internacionais;
e) Apresentar à Tropa um trabalho sobre o Movimento Escoteiro, de preferência Mundial.

3.2 Segurança
a) Conhecer os primeiros socorros nos casos de: fratura, entorse, luxação e estado de choque;
b) Conhecer métodos de salvamentode afogados e saber aplicar a respiração boca-a-boca;
c) Saber lidar com casos de choque elétrico e escapamento de gás;
d) Demonstrar conhecimento dos malefícios causados pelo uso do tabaco e do álcool.

3.3 Comunidade
a) Conhecer a importância da conservação dos recursos naturais, as causas da poluição, da erosão e regras de segurança para evitar incêndio na cidade e no campo;
b) Desenvolver um projeto à sua escolha, após a Corte de Honra ter aprovad seu planejamento, execução e avaliação. Durante a execução pode-se contar com a colaboração da patrulha ou da tropa.

3.4 Ar Livre
a) Ter participado de pelo menos 8 excursões (terrestres ou marítimas) e 3 acampamentos;
b) Realizar uma das proposições abaixo: (esta etapa será a penúltima a ser realizada)
b1) Jornada
- Participar de uma jornada com um total de 25 km a pé, com outro escoteiro, devendo pernoitar (acampado ou acantonado, dependendo do local). Durante o percurso cozinhar suas refeições, cumprir pelo menos 5 tarefas à sua escolha, com aprovação prévia da Corte de Honra. Uma das tarefas será escolhida pelo chefe. Apresentar no final um relatório de toda a jornada, assinalando num mapa o percurso realizado;
- Fazer o Percurso de Gilwell, de no mínimo 4 km. Tarefas sugeridas:
- Estudo da fauna
- Estudo da flora
- Estudo dos minerais
- Meios de transporte
- Educação
- Pesquisa sobre a população local, meio de vida, etc.
- Turismo
- Recreação e lazer
- Saúde
b2) Cruzeiro Marítimo
- Realizar um cruzeiro marítimo com um total de 12 horas embarcado, devendo pernoitar durante o percurso (embarcado, acampado ou acantonado, dependendo do local). Durante o cruzeiro deverá cozinhar suas refeições e cumprir pelo menos 5 tarefas à sua escolha, com aprovação prévia da Corte de Honra. Uma das tarefas será escolhida pelo chefe. Apresentar no final um relatório do cruzeiro, assinalando em um croqui o percurso realizado; Tarefas sugeridas:
- Estudo da fauna marinha
- Condições hidrográficas
- Condições meteorológicas
- Poluição marinha
- Atividades pesqueiras
- Pesquisa sobre as populações ribeirinhas
- Canais, ilhas e outros acidentes geográficas
- Estaleiros ou atividades de reparação naval
- Atividades marítimas existentes na área do cruzeiro
- Estudo da flora marinha
- Correntes
- Marés
- Portos
- Faróis
- Balizamento
b3) Projeto
- Realizar,durante um acampamento de tropa, pelo menos 6 tarefas sendo uma à escolha da chefia, dentre os temas sugeridos nas opções anteriores (Jornada e Cruzeiro). Apresentar no final um relatório das atividades desenvolvidas.
- Fazer o Percurso de Gilwell, de no mínimo 2 km.
c) Conhecer a Rosa dos Ventos;
d) Saber se orientar por três dos seguintes métodos: bússola, sol, relógio, lua, estrelas e indícios naturais;
e) Saber ler e orientar uma carta topográfica, carta náutica ou carta aeronáutica.

3.5 Técnicas Escoteiras
a) Montar corretamente, com auxílio de sua Patrulha, um acampamento de patrulha, levando em conta a localização das barracas, cozinha (com fogão suspenso), fossas, canto do lenhador, intendência, etc.;
b) Elaborar um projeto de uma pioneiria de médio porte e executá-lo, com o auxílio de sua patrulha;
c) Cozinhar num fogão à lenha a refeição de uma patrulha.

3.6 Comunicação
a) Realizar uma das proposições abaixo, apresentando o relatório escrito, que será lido para a tropa:
- Visitar um monumento, ou local histórico, fábrica ou fazenda, preparando um relatório onde descreva a história do local, instalações e propósitos;
- Manter um diário por um período mínimo de um mês sobre um animal, fornacendo todos os dados referentes à sua espécie, hábitos alimentares e de moradia;
- Visitar um cidade que fique distanciada de mais de 100km de sua casa e fazer um relatório completo na volta, de forma que se tenha uma idéia clara de como é a vida nesta cidade;
- Ler um livro de um autor nacional e apresentar um resumo da obra à sua Tropa, devendo responder às perguntas que surgirem;
- Relatar um fato significativo da história de uma das Forças Armadas Brasileiras;
- Visitar uma instalação ou estabelecimento ligado a uma das Forças Armadas Brasileiras.
b) Manter por quatro edições quinzenais (2 meses) um jornal de acordo com uma das proposições:
- Jornal mural na Tropa;
- Jornalzinho do Grupo Escoteiro;
- Home-Page na Internet;
c) Divulgar o Movimento Escoteiro em alguma entidade onde haja jovens de 8 a 14 anos, por meio de cartazes, palestras, exposição, fotos, etc.

3.7 Valores
a) Demonstrar que vem cumprindo satisfatoriamente os preceitos de sua religião;
b) Ter se desenvolvido desde sua 2ª Classe, nos seguintes aspectos: responsabilidade, lealdade, cortesia, sinceridade e auto-controle, levando-se em consideração seu desenvolvimento e maturidade.


SEGUNDA CLASSE

2.1 Fraternidade Escoteira
a) Cantar sozinho ou em coro o Hino Alerta;
b) Conhecer a União dos Escoteiros do Brasil;
c) Conhecer a estrutura do Escotismo no Brasil.
d) Conhecer a história do Escotismo no Brasil;
e) Visitar um outro Grupo Escoteiro e/ou participar de uma atividade de sua área ou regional ou nacional.

2.2 Segurança
a) Organizar um estojo de primeiros socorros para uma excursão;
b) Conhecer os cuidados de primeiros socorros nos casos de picadas de insetos e cobras, desmaios, queimaduras e ferimentos leves;
c) Saber aplicar ataduras e tipóias;
d) Saber utilizar com segurança a machadinha ou facão;
e) Saber usar com segurança o lampião e o fogareiro.

2.3 Comunidade
a) Realizar uma das seguintes proposições:
- Mostrar habilidade de guiar e dar informações a estranhos e ter conhecimento dos transportes públicos, lugares de interesse ou de umportância, saber localizar hospitais, delegacias, corpo de bombeiros e telefones públicos próximos de sua sede escoteira ou de sua residência;
- Juntamente com sua patrulha, desenvolver um projeto de recreação num orfanato ou estabelecimento congênere;
- Fazer um pequeno esboço de seu bairro indicando as principais ruas e os principais serviços públicos existentes;
- Tomar parte em qualquer forma de serviço voluntário fora de atividades escoteiras, tendo uma participação ativa, de pelo menos 3 horas, consecutivas ou não.
b) Organizar uma pequena reunião para sua patrulha em sua casa, tomando as seguintes providências:
- Preparar os convites;
- Praparar um pequeno lanche;
- Preparar o local adequadamente;
- Apresentar algo de diferente para seus convidados;
- Deixar tudo limpo ao terminar a reunião.

2.4 Ar Livre
a) Saber como proceder caso se perca em uma floresta ou montanha;
b) Observação e avaliação: cumprir 4 das proposições abaixo:
- Montar ou seguir uma pista de 500 metros onde sejam aplicados sinais de pista, com pelo menos 8 tipos diferentes de sinais;
- Conhecer os indicadores naturais de previsão do tempo;
- Rastrear pelo menos 800 metros sem ser visto;
- Saber montar pegadas em gesso;
- Descrever 16 objetos num jogo do KIM de 24 objetos diferentes;
- Jogar uma partida de xadrez, demonstrando que conhece as regras básicas;
- Ser capaz de deduzir uma estória lógica a partir de uma cena montada antecipadamente pela Chefia.
c) Somente para as Modalidades Básica e do Ar: ter participado de pelo menos 3 excursões e/ou acampamentos.
d) Somente para a Modalidade do Mar: ter participado de pelo menos:
- Duas excursões ou atividades embarcadas;
- Um cruzeiro escoteiro ou regata oficialmente reconhecida;
- Um acampamento.

2.5 Técnicas Escoteiras
Realizar as seguintes proposições:
a) Acender uma fogueira e fazer uma bebida quente sobre a mesma, sem prejudicar a flora;
b) Armar uma barraca com o auxílio de mais dois companheiros;
c) Cozinhar uma refeição simples em um fogareiro;
d) Saber falcaçar cabos;
e) Saber fazer e aplicar os seguintes nós: aselha, catau, volta do fiel, volta da ribeira e volta redonda com cotes;
f) Saber fazer e aplicar as amarras paralela, quadrada e diagonal;
g) Projetar uma cozinha de campo com no mínimo toldo, mesa e fogão e, com auxílio de sua patrulha, montá-la.

2.6 Comunicação
a) Apresentar, para sua patrulha, a história de sua Patrulha.

2.7 Valores
a) Demonstrar que vem cumprindo satisfatoriamente os preceitos de sua religião;
b) Ter se desenvolvido desde sua Promessa, nos seguintes aspectos: responsabilidade, lealdade, coretisa, sinceridade e auto-controle, levando-se em conta seu desenvolvimento e maturidade.


CORDÃO VERDE-AMARELO

Concedida pela Diretoria de Nível Local, por proposta dos Escotistas da Seção, ao Escoteiro especialmente recomendado pela Corte de Honra de sua Tropa que possuir, no mínimo, 6 especialidades, sendo obrigatória a de Primeiros Socorros, pelo menos no Nível 2.


CORDÃO VERMELHO-BRANCO

Concedida pela Diretoria de Nível Local, por proposta dos Escotistas da Seção, ao Escoteiro especialmente recomendado pela Corte de Honra de sua Tropa que possuir, no mínimo, 12 especialidades, sendo obrigatórias a de Cozinheiro e Acampador, pelo menos no Nível 2.


LIS DE OURO

Concedida pela Diretoria de Nível Regional, por proposta da Diretoria do Nível Local, ao Escoteiro especialmente recomendado pelos escotistas e pela Corte de Honra de sua tropa portador do Cordão de Eficiência Vermelho e Branco, que possuir a Insígnia de Conservacionismo, em qualquer de suas etapas, e que possuir, entre as especialidades conquistadas, um mínimo de 3 do Ramo de Conhecimentos - serviços, pelo menos no Nível 2.