..
Tatuí, definida por seus moradores como "Cidade Ternura", fica a 137km da capital pela rodovia Castelo Branco.
...Também conhecida como a "Capital da Música", Tatuí é acolhedora em seu casario que remonta ao início da industrialização do interior paulista. Com 16 praças e muitos jardins, Tatuí também é famosa pelos doces caseiros que produz e comercializa.


HISTÓRIA

......Tatuí, palavra de origem tupi-guarani, significa "Rio do Tatu". Para chegar na sua forma atual, o vocábulo nasceu Tatuuvu, passou a Tatuhibi, Tatuy e Tatuhy.
......O vilarejo foi descoberto pelos Bandeirantes, que se instalaram no encontro dos rios Sorocaba e Tatuuvu à procura de ouro, por volta de 1680. Os irmãos Paschoal e Jacynto Moreira Cabral, responsáveis pelo achado, acompanhavam o Frei Pedro de Souza nas explorações do Morro de Araçoiaba, em busca de metais.
......Anos depois, os dois irmãos junto com Manoel Fernandes e Martins Garcia Lumbria, autorizados por Carta Régia datada de 5/02/1682, levantaram a Fábrica de Ferro de Ipanema em Araçoiaba da Serra e fundaram a povoação de N.Sra. Del Papollo, que obteve o título de Paróquia.
......Com ajuda de frades de São João do Benfica, que queriam ver a vila transposta para o território em que hoje se encontra a cidade, Tatuí teve sua demarcação realizada pela Câmara de Itapetininga e concluída em 11 de Agosto de 1826, data que passou a ser adotada como de sua fundação. Elevada a vila em 13 de fevereiro de 1844, tornou-se cidade em 20 de julho de 1861 e Comarca de Tatuí em 7 de Maio de 1877.
......No dia 11 de Julho de 1888, inaugurou-se a estrada de ferro Sorocabana, com estação em Tatuí. No dia 28 de Janeiro de 1890, foi nomeada a Primeira Intendência, composta dos Srs. Antonio Moreira da Silva, Nicolau Magaldi, Frencisco Carlos Baillot e José Pinto Moreira Drumond.
......Em 1823 a cidade passou por um surto de extraordinário progresso, contando com 800 prédios na zona urbana e varias industrias.

ECONOMIA

......Hoje aberta à entrada de novas indústrias, a cidade prima pela produção de produtos cerâmicos, industria mecânica, agropecuária, comércio e serviços.
... .A pecuária é predominantemente a leiteira. Tatuí hoje conta com 140 haras produzindo as raças árabe, anglo-árabe, quarto de milha, entre outras.
... Agricultura: milho, batata, cana, feijão, abóbora, laranja, tomate, melancia e hortaliças, num total de 1455 propriedades rentáveis na agricultura.


DADOS GEOGRAFICOS

...lSuperficie: 525,4 km2
...Altitude: 645 metros acima do nível do mar
...Limites: Norte - Cesário Lange, Pereiras, Porangaba, Cerquilho
...Sul - Itapetininga
...Leste - Boituva, Iperó, Capela do Alto
...Oeste - Guareí, Quadra
.....Tipos de Solo: Triásico, grupo São Bento, formações botucatu e pirambóia, arenitos, argilitos, conglomerados permigno, grupo estrada nova, formação irati, dolomitos, folitelhos, perubetuminosos, siltitos carboníferas superior, grupo tubarão, arenitos, varvitos, conglomeratos instrutiva básica, diabasicas e gabgos.
.....Acidente de Relevo: ondulado, apresenta apenas pequenos montes divisores de água.
.....Hidrografia: Rio Sorocaba, Sarapuí, Tatuí e Pederneiras.
.....Clima da Região: seco, predominantemente quente com temperaturas médias em torno de 21ºC, sendo a máxima 32,3 , a mínima 7,9ºC e a compensada 10,3ºC
.....População: aproximadamente 101.000 habitantes
.....Eleitores: 54.800
.....Rios do município: Tatuí, Sorocaba, Sarapuí, Alelua, Turvo, Água Branca, Guarapó, Caaguaçu e Pederneiras
.....Rodovias de Acesso: Pres. Castelo Branco (SP 280), Sen Laurindo Dias Minhoto (SP 141), Antonio R. Schincariol (SP 127) e Mario B. Mori (SP 141)
.....Ferrovia: Fepasa, a 138 km da capital

.DISTÂNCIA DE ALGUMAS CIDADES E CAPITAIS
...São Paulo 140km
...Rio de Janeiro 500km
...Belo Horizonte 736km
...Porto Alegre 953km
...Brasília 1220km
...Salvador 2104km
...Sorocaba 56km
...Itapetininga 39km
...Itu 98km
...Santos 244km
...Estradas vicinais: 363km aproximadamente