ZOOBOTÂNICA

1- Ter conhecimentos básicos sobre a ciência que estuda os seres vivos – a Biologia, das áreas que a integram e do objetivo de estudo de cada uma delas.
2- Demonstrar por meio de um exemplo (ciclo vital de um animal ou vegetal) a seqüência de acontecimentos que ocorrem nos seres vivos: nascimento, crescimento, reprodução, degeneração e morte.
3- Organizar uma palestra informativa, para a sua Seção, com auxílio de um Biólogo, discutindo assuntos como: nomenclatura científica, classificação animal e vegetal, a profissão de Biólogo, a formação necessária, abrangência de sua atuação como profissional, média salarial, oportunidades de trabalho, etc.
4- Desenvolver, antes de um acampamento de sua Seção, uma pesquisa que permita identificar a que tipo de ecossistema está integrada a área da atividade, qual a fauna e flora características desse ecossistema: durante o acampamento, fotografar e registar exemplares que possam ser observados; após o acampamento, montar um painel em que os resultados da pesquisa sejam comparados com os resultados reais e discutir com a Seção as prováveis razões das diferenças encontradas.
5- Visitar o Jardim Zoológico de sua cidade e fotografar animais dos diferentes ecossistemas brasileiros; organizar um álbum com as fotos, identificando os animais com os seus nomes vulgares e científicos e indicando a região ou regiões em que podem ser encontrados. Na ausência de um Zoológico, utilizar fotos ou recortes de jornais e revistas, cartões, etc.
6- Preparar uma coleção com um mínimo de cinco moldes de gesso de pegadas de animais (domésticos e silvestres), estabelecendo as diferenças entre elas.
7- Preparar um exposição com partes de animais e vegetais (conchas, exúvias, esqueletos, penas, flores, sementes, raízes, folhas, cascas de árvore, etc.), relacionando a que grupo de animais ou vegetais pertencem e pelo menos duas características do grupo.
8- Apresentar a sua Seção uma coleção de gravuras de pelo menos 15 diferentes tipos de árvores brasileiras identificadas por seus nomes, vulgar e científico, localizando a região ou regiões brasileiras em que podem ser encontradas.
9- Construir e manter por um período mínimo de três meses, com registros semanais, um terrário ou um aquário, apresentando relatórios a sua Seção.